Pombos Correio






  O pombo correio é uma variedade domesticada do pombo comum ou pombo-das-rochas. Foi escolhido porque, como todo pombo retorna geralmente a seu próprio ninho e a sua própria mãe, era relativamente fácil produzir , é das poucas aves que se mantêm em casais. Formado um determinado casal, este não mais se separará, a não ser pela mão do homem ou com a decorrencia de algum acidente.
As fêmeas, em cada postura, botam dois ovos com espaço de 48 horas entre ambos. Após a postura do 2.o ovo inicia-se o período de incubação, tarefa realizada tanto pelo macho como pela fêmea. O macho permanece no ninho das 10 horas da manhã às 5 horas da tarde, restando à fêmea o outro período. Findo o período da incubação, que vai de 17 a 18 dias, dá-se a eclosão dos filhotes, que nascem com uma penugem amarelada sobre o corpo e com os olhos cerrados que só se abrirão após o 4.o dia de vida. Nos primeiros dias são os filhotes alimentados por uma substancia que se forma no interior do papo dos pais, chamada leite de pombo. Depois a ave passa a receber grãos. Tanto o macho como a fêmea tratam das aves.
.Ave sensível e pacífica, de voo sereno e alegre, o pombo foi visto como uma ave sagrada por alguns povos e enaltecido por outros como animal protector.Os pombos-correios foram usados para carregar mensagens escritas em papel claro,
fazer a história do pombo-correio é uma forma de percorrer múltiplos acontecimentos marcantes da História Universal.

Atualmente os pombos são utilizados para fins desportivos (columbódromos e campeonatos), concursos e exposições.